os problemas provocados por nossos próprios erros






OS PROBLEMAS PROVOCADOS PELOS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS.
pr. joilson de assis


Creio eu que a maioria dos problemas do ser humano é provocado pelas suas próprias atitudes. Quantos vezes paramos e pensamos em atitudes que poderíamos ter evitado e com ela evitado uma multidão de problemas. Uma palavra, um gesto, uma ação ou atitude poderão nos causar grande danos e alguns deles irrecuperáveis. Na Bíblia encontramos casos assim que mostram claramente que um momento de nitidez e incoerência poderão sangrar o nosso coração e invadir os nossos dias de pesares e lágrimas.
Alguns exemplos bíblicos.
REOBOÃO herdou um reino moldado pela sabedoria do seu pai Salomão. Reino forte e unido pelo trabalho e fadiga dos israelitas, que foram conquistados pelo rei mais sábio de todos os tempos. Mas as suas atitudes de rejeitar os pedidos do povo, separa a nação em duas partes: Israel do Norte, Israel do Sul (Judá).
Com esta separação enfraqueceu a nação e facilitou a entrada dos inimigos que mais tarde destruíram Israel e mataram seus filhos a espada. Alguns que sobraram foram escravizados. Israel a partir deste momento nunca mais tomou a sua força total até 14 de Maio de 1948 quando foi considerada novamente nação pela ONU. E ATÉ HOJE Israel ainda sofre alguns problemas que tem por causa esta atitude néscia Reoboão, que não quis atender os conselhos dos antigos conselheiros do seu pai mas atentou para o conselho dos inexperientes conselheiros seus que acabavam de assumir a função juntamente com ele.
DAVI que se deixou levar pelos seus instintos carnais e cometeu um adultério com Betseba, mulher de um homem que lhe servia em seu exército fielmente. A angústia se apoderou dele e a frase: “Contra ti, contra ti somente pequei” Os pedidos de socorro e a angústia estão demonstrados em alguns salmos.
Encontramos no livro que o Rei Davi escreveu um quadro do que ele passou com este pecado e com a repreensão do Senhor. Mas, na verdade nem um de nós pode saber em sua totalidade. E se o Rei Davi tivesse oportunidade de não cometer o ato que ele cometeu acredito que não pensaria duas vezes!
SAUL não obedeceu a ordem de Deus e não destruiu os inimigos de Israel (Os amalequitas...) Mas, poupou as mulheres e o rei. Perdeu com está atitude seu reinado e foi criticado pelo profeta e sacerdote Samuel. Além disto ficou processo por espírito maligno que o atormentava.
Por este motivo Israel tem inimigos vivos até hoje. Durante a monarquia da nação santa, inimigos inúmeros perseguiram e mataram os seus filhos; isto tudo por causa de uma Atitude.
A MULHER DE LÓ RECEBEU A ORDEM DE DEUS transmitida pelos anjos para não olhar para trás. Ela olhou, talvez por curiosidade ou saudades e foi transformada em uma estátua de sal sem vida ou valor algum. Uma estátua perene que nem durabilidade tinha, pois só com o vento acabaria rápido.
ESAÚ que trocou a sua primogenitura e a bênção de Deus por um guisado de lentilhas, por uma refeição. Se arrependeu mas, não adiantou, Jacó usou de “Esperteza” isto com algum direito. Pois foi a ele que Esaú vendeu a primogenitura, concedendo-lhe a bênção do Senhor.
Na época dos patriarcas a benção que os mesmo dispensavam sobre os seus, ara de extrema importância. Deus orava as suas palavras e confirmava a intenção do seu coração. O primogênito da casa recebia a bênção do seu pai como um presente de Deus para toda a vida. Quantas vezes, por um desejo passageiro entregamos a nossa bênção que transformaria a nossa vida em um sonho e assim, transformando-a em um grande pesadelo. A culpa não é do “destino” e sim das nossas atitudes néscias.
MOISES errou, pois Deus mandou falar a rocha, ele a feriu. Um ato simples não é ? Mas, por este erro Moisés não entrou em Canaã. Ele trabalhou uma vida inteira, sofreu a incredulidade do povo, as conseqüências do cotidiano e o seu senho não se realizou, Creio que foi um grande choque para Moisés.
Lembre-se que por uma atitude de desobediência podemos perder os nossos maiores sonhos.
PEDRO cometeu vários erros entre eles: Duvidou quando estava andando sobre o mar, tentou aconselhar Jesus para que não morresse, cortou a orelha do soldado Malco, negou Jesus etc. Certamente sofreu muito por tais atos . Mas além dos erros de Pedro podemos ver a preocupação de Jesus, Cristo o BOM PASTOR, que intercedia por ele”. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia, ali o vereis, como ele vos disse. “Marcos 16:7. O destaque que os mensageiros angelicais fizeram representava o cuidado do mestre com Pedro. Além disso ele era o líder dos discípulos que negou ao seu mestre, não recebeu o desprezo de Deus. O Senhor sabia que Pedro estava sofrendo muito, pois se arrependeu do erro cometido, a prova está no texto de Mt. 26.75 “E saindo dali chorou amargamente” O Apóstolo sanguíneo-colérico também foi grandemente usado por Deus no dia de pentecostes. A lição que podemos tirar de tudo isto é que Deus pode nos usar independente do nosso temperamento. Todos cometem erros, os sangüíneos, os fleumáticos etc. homens sábios e leigos mas, o importante de tudo isto é que não devemos permanecer no mesmo mas, buscar o arrependimento deste mal como um remédio divino para o corpo e mente culpada.
Se você estiver disposto a se arrepender Deus está disposto a perdoá-lo. Porque carregar o peso do erro e da culpa se tem um que nos oferece perdão. Um certo homem velho, carregado de pacotes procurava chegar a sua casa que ficava em um sítio. Para isto precisava andar alguns quilômetros em uma estrada de terra e cheia de buracos. O sol o castigava e o peso provocava dores em seu corpo. De repente alguém vem com uma caminhonete e lhe da uma carona, de imediato ele aceita e sobe sobre a mesma mas, continua segurando os enormes pacotes. O motorista quando ver tal cena para o carro e diz para o mesmo: Ofereci uma carona livra-lo do peso que trazia, mas, por que ainda o carrega? “Esta mesma pergunta te faço agora: se você tem alguma culpa não quer deixá-la? NÃO quer deixar este peso para aquele que verdadeiramente já o carregou. E se você pediu perdão e se arrependeu verdadeiramente por que ainda se lastima?
Devemos saber que a maioria dos nosso problemas são resultados de uma atitude impensada. O homem traz sobre si a responsabilidade de todas as suas atitudes, isto tanto com a humanidade como também com Deus o eterno juiz. Na verdade em muitos momentos não procuramos saber a vontade de Deus e agimos por nossa própria conta e assim sofremos as conseqüências. Muitos reclamam da Igreja, do pastor, dos irmãos por isto ou aquilo mas em alguns casos os problemas estão dentro deles mesmos.
Na verdade somos mestres em descobrir as falhas dos outros e juizes sem autorização para condenarmos os mesmas. Quando o problema ou erro vem da nossa parte, logo as desculpas surgem das mais diversas possíveis. “Com o Juízo que julgardes sereis julgados” está é a lei de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
O problema pode ser provocado por uma neurose, sentimento de medo e insegurança, falta de sabedoria, egoísmo próprio, pecado, faltas de domínio próprio... Algumas lideranças sofrem não por causa dos membros da sua igreja mas, pelas suas próprias atitudes inconvenientes. Isto digo a você amado leitor, que o maior passo para destruirmos um erro é admitir que o temos. Mas, será que existe em nós humildade suficiente para admitir isto.
A Bíblia nos orienta a escutarmos os conselhos, pois na multidão dos conselhos há sabedoria. Isto não deve ser de uma maneira cega e mecânica, pois na verdade muitos aconselham sem analisar a situação, e em alguns casos sem boa vontade. É sempre bom olhar as atitudes dos pais e os seus conselhos e nem sempre é bom seguir os conselhos dos nossos amigos e companheiros. Analise tudo que fizer, sem todavia criar com isto uma tensão: pois se em tudo que formos fazer criarmos uma atitude de tensão, certamente morreremos muito cedo. Lembre-se: Mais sábio é o homem que aprende com os erros dos outros do que aquele que aprende com seus próprios, pois não sofre a paga do erro.



A APERFEIÇOAÇÃO PESSOAL
teologo joilson de assis silva
http://evitarproblemas2.blogspot.com


vejo tantas pessoas em desesperada oração pedindo a Deus que mude isto ou aquilo e fico pensando: por que não oramos pedindo a Deus que nos transforme , nos molde , nos aperfeçoe? será que nos preocupamos só com a área externa da vida , e mudar isto ou aquilo fora de nós ? a maioria dos problemas que o homem tem vem por causa de suas atitudes e escolhas erradas. não seria mais sabio orarmos a Deus e buscarmos a aperfeiçoação pessoal ? evidentemente que sim ? veja os judeus conteporâneos de cristo , eles queriam mudar o exterior , derrubar os romanos e se impor no mundo mas cristo jesus queria transformar o interior deles e as demais coisas seriam acrescentadas. o interior gera o exterior mas a nossaq pequenina visão fixa só no exterior das coisas e das situações e não no conteudo das coisas e fatos.DEUS QUER NOS APERFEIÇOAR , NOS TORNAR EM SERES MELHORES MAIS DINÂMICOS.
DEVEMOS BUSCAR APERFEIÇOAR NOSSOS PENSAMENTOS , INTENÇÕES , ALVOS , CRENÇAS EM FIM TEMOS QUE COMEÇAR A MUDANÇA DENTRO DE NÓS.
QUANDO NÃO CONSEGUIMOS MUDAR OS OUTROS DEVEMOS MUDAR A NÓS MESMOS. PENSE NISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário