os problemas provocados pelo pecado original,antropia, velhice, o tempo uma lei maior





OS PROBLEMAS PROVOCADOS PELO PECADO ORIGINAL
pr. joilson de assis
Os problemas provocados pelo pecado original é uma classe muito numerosa e considerável. Quando o homem Adão representante da humanidade pecou se submeteu a perigos e problemas terríveis.ele cai da lei da perfeição para a lei da terra " porque pela terra fostes tomado." A ordem de Deus foi: De toda árvore do jardim comerás livremente mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. “GN . 2:16.17 O homem tinha uma advertência para não comer, pois se o mesmo comece iria morrer. Mas o homem foi criado um ser livre e a árvore do conhecimento do bem e do mal foi posta no jardim do Éden já para gerar opção. Quando o homem aceitou comer do fruto proibido ele aceitou automaticamente muitos problemas e males em sua vida. A sentença dada por Deus ao homem já representava um grande mal na sua vida” ... Maldita é a terra por causa de ti: com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirão; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão até que te tornes a terra; por que dela fostes tomados, porquanto és pó e em pó te tornarás. “GN. 31:17:18:19.
O que nós acabamos de ver representa as sentenças de Deus para o homem. Coisas que era para dar prazer (trabalho) tornaram-se uma obrigação e ainda com oposição (Espinhos e cardos). A mulher passou a ter o seu parto com dor. Ou seja, algo que era para trazer felicidade e paz vem acompanhada de dor e muita dor. Além disto, veio sobre o homem o sofrimento de ser jovem muito forte e capaz, depois de um tempo contemplar o seu corpo se acabando e finalmente a morte. São coisas tão comuns que quase não paramos para pensar, mas que um dia acontecerá conosco.
Agora o homem sentenciado por Deus enfrenta a fúria do vento, o tempo como opositor da sua felicidade. Você nunca parou para imaginar a dor da perda de um dos conjugues, dos pais e parentes próximos. A solidão, as dores vêm sobre aqueles que enfrentam tais problemas que na verdade são inevitáveis. A dor também está presente naquele coração que contempla o seu filho nascer doente por problemas genéticos e morrer. Ninguém consegue imaginar tal mal de ter um filho débil, mongol etc. Que tristeza!
Nesta hora as palavras: Meus pesares sinto muito, não passará a dor.
Tudo parece passar por nós com incrível rapidez, que não conseguimos acompanhar, nem deter. Você já se olhou no espelho e já comparou a sua fisionomia com a de alguns meses atrás? Se não. Olhe! E notará o que estou a dizer. Você não pode parar de envelhecer e as muitas vitaminas se tornarão inúteis mediante a ação do tempo. Não sei se já aconteceu com você, mas comigo sim: conversa com alguém, fazermos negócio e de repente chega a notícia:... Morreu hoje. Logo, aquela pessoa que conversamos, nos alegramos etc, desaparece da terra. Sei que este assunto não é um assunto que agrade, mas é a nossa realidade. O tempo (clima) também nunca deixará de ser um empecilho para o homem. A seca, maremotos, terremotos, calor, chuvas etc. hoje estes fenômenos fazem oposição ao homem e de fato sempre farão. A própria presença do homem com as suas atitudes destrutivas e poluitivas estragam o seu ambiente e provocam a ira da natureza.
O planeta terra sofre na atualidade várias transformações em seu ambiente: Aumento da sua temperatura, a escassez do ozônio, a poluição da terra, da água dos rios e oceanos etc, que chegam a ameaçar a vida terrestre. Para você ter uma idéia: se o ozônio se tornar mais escasso do que já é a terra sofrerá um efeito chamado efeito estufa. Este efeito pode atingir os pólos do nosso planeta derretendo as camadas de gelo, podendo assim inundar países inteiros com a morte de milhares de pessoas. Olhado a realidade parece que ninguém pode mudá-la. As indústrias continuarão poluindo, os carros e elementos químicos continuarão no ar para provocar mais oposição do que já temos em todos os nossos trabalhos.
Quando alguém olha para estes problemas e esta pessoa não tem firmado em Deus sua fé logo vem o desespero e o medo de terremotos, maremotos, ventos fortes, chuvas, mortes e caos. Só a fé em Deus e no seu plano eterno em enviar Cristo Jesus para nos salvar; perdoando os nossos pecados e prometendo uma nova terra, um novo céu onde habitam a justiça e a paz eterna poderá livrar o nosso coração do medo e ansiedade que acompanham a humanidade.
Como vencer? Porventura a fé pode impedir o meu envelhecimento? Pode parar ou anular as sentenças dadas no jardim de Éden? Pode impedir a morte dos meus parentes e dos que eu amo? Sim, Jesus veio trazer vida e paz ao homem. Sendo assim não vou morrer? Você pode morrer fisicamente em Adão, mas ressuscitará em Cristo Jesus. Se a morte física e espiritual veio por intermédio do pecado à vida veio por meio do PERDÃO dado por Cristo Jesus. “PORQUE, ASSIM COMO A MORTE VEIO POR UM HOMEM, TAMBÉM A RESSUREIÇÃO DOS MORTOS VEIO POR UM HOMEM, PORQUE ASSIM COMO TODOS MORREM EM ADÃO, ASSIM TAMBÉM TODOS SERÃO VIVIFICADOS EM CRISTO. “1 Coríntios 15:21:22. Sendo assim podemos morrer fisicamente mas, um dia ressuscitaremos em glória com um corpo não perecível, incorruptível, eterno e de resplendor.
A fé nos traz o verdadeiro sentido das coisas, e nos ensina que apesar de envelhecermos e trazermos sobre nós as sentenças do Éden, Cristo Jesus veio para nos livrar de todas estas coisas, inclusive da morte eterna. Não devemos temer o que pode matar o corpo, mas a alma e nos prejudicar eternamente. Se a nossa preocupação se concentra só nesta vida devemos saber que ela passa como fumaça e como será a eternidade? “E quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircucisão da vossa carne vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas. “Colossenses 2:13. Nós sabemos,que passamos da morte para vida” I João 3:14.
Se sofrermos hoje por enfermidades, velhice ou algo parecido sabe que um dia o sol raiará eternamente na vida daqueles que colocaram o seu coração no Senhor e fizeram Dele a sua rocha e salvação, preocuparam-se com a vida eterna e levaram os seus mantos no Sangue purificador do cordeiro. Tudo se fará novo, a paz reinará nos corações dos filhos de Deus no seu santo e eterno retiro. Para quem tem esta fé, a morte ou qualquer outra coisa não o abala nem o atinge para sempre, pois em Cristo ressuscitará em GLÓRIA e PODER.
É triste saber que alguém mantém sua esperança somente nesta terra, esquecendo-se que tudo caba como fumaça. A nossa esperança deve ter apoio principal em Cristo Jesus, devemos cuidar das coisas espirituais, preocuparmo-nos com elas. Neste primeiro grupo de problemas podemos ver bem claro as conseqüências de uma atitude néscia e sem temor de Deus. Um dia tudo que passamos nesta terra, bom ou ruim, serão somente lembranças, lembranças e nada mais. E assim, os heróis se cansarão, o corajoso terá medo e o forte se tornará fraco. Quando chegar esta hora o nosso dinheiro nada poderá fazer; os mais velhos serão vencidos pelo mais novo. As novas idéias sempre serão mais brilhantes do que as antigas. E no final seremos nesta terra uma leve e distante lembrança.
Nenhuma pessoa se conformará com a velhice ou morte, pois não nascemos para as tais. Mas, quem acredita em uma vida eterna com Deus não se desespera.

Já que não dá para evitar as leis invocadas no éden cuja principal lei e a do tempo devemos aproveitar o Maximo possível. a cada período que se passa mais impossibilidade são geradas . a mesma lei que nos torna adulto nos leva a morte . A morte civil deve ser lembrada pois a cada ano que se passa centenas de impossibilidades vão sendo geradas e a sua pessoa vai perdendo as oportunidades que para outros ainda estão abertas. Aproveite o tempo ao Maximo, pois é a coisa mais preciosa que temos na vida. Tempo é vida. o ser humano já nasce com prazo de validade mas alguns esquecem disto. Devemos estar atentos ao tempo das possibilidades que passa a cada minuto. Não devemos andar pela vida desapercebido pois a vida é só um período e a morte a certeza de todo ser vivo. Um exemplo de má utilização do tempo: uma mulher que passa a vida toda correndo atrás do material esquecendo-se do seu maior sonho: ter um filho. Depois de certa idade ela menopausa. Que tristeza, este fato verídico demonstra a realidade dos tempos das possibilidades que se finda e o sábio sabe aproveitá-lo.

OS PROBLEMAS DO COTIDIANO
Existem problemas que são comuns, eles existem naturalmente por que não estamos no estado original pregado pela bíblia. Faz-se calor suamos, se faz frio sentimos frio e estes problemas não são possíveis de serem evitados. Todo oficio traz um sacrifício. Sendo assim ser mãe trás estrias, cansaço, dores preocupações, mas é um prazer para que já foi. Quando uma mulher pensar em ser mãe estes sacrifícios deve ser previstos, pois pertencem a estes oficio sagrado. Para que se descabelar, gritar, pra que o stress se estes problemas são comuns a aquela situação? O que deve haver é uma prevenção, uma preparação de espírito aos problemas comuns que virão com a vida. O desespero em nada há de melhorar a nossa situação apenas piora. O que ajuda é a preparação.
Furar um pneu, quebrar algo, levar uma topada etc. são problemas comuns e cotidianos que deverão ser encarados com normalidade, sem exageros, sem desespero. Talvez o stress nesta situação seja bem pior que a própria situação. Se a velhice chegou, gloria a DEUS ,somos um sobrevivente. Pare de se lamentar por coisas simples e corriqueiras comuns a todos os homens. Na verdade não somos mais especiais que ninguém para nos julgarmos mais merecedores do que outrem. As leis do edem são sobre todos indistintamente.



ALGUMAS PESSOAS VIVEM COMO SE O TEMPO NÃO EXISTISSE, COMO SE FOSSEM DURAR PRA SEMPRE. MAS O TEMPO É UMA REALIDADE CRUEL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário